Piquenique junta mais 500 pessoas em Aguiar da Beira

0
125

Encontro foi grande momento de demonstração cultural e de convívio entre freguesias do concelho na Feira das Atividades Económicas de Aguiar da Beira

O Piquenique Intergeracional Aguiar no Coração realizou-se durante a tarde do passado 30 de julho, no recinto da Feira das Atividades Económicas do Concelho de Aguiar da Beira. Avós, filhos, netos e famílias do concelho celebraram a partilha de merendas, saberes, tradições, com muita animação e ainda com a celebração do Dia Mundial dos Avós e do regresso dos emigrantes.

Uma tarde repleta de festa e alegria com teatros, recriação de histórias, hábitos e artes tradicionais, protagonizadas pelas gentes das freguesias do concelho, membros da Oficina das Tradições do 60 Mais Social Clube do CLDS 3G Aguiar no Coração.

Houve a demonstração ao vivo da produção de cestos de palha, as memórias da emigração para Lisboa, França e Suíça, a representação das ceifas do pão, do ciclo do azeite, do linho e da resina, da feira e dos serões da aldeia, com a exposição de peças únicas produzidas em lã e de roupas recicladas, entre outras exibições. Não faltou a música, com cânticos populares das freguesias e a atuação dos grupos de música popular Raízes da Terra, Concertinas Clave de Sol e concertinas Os Abadenses.

O encerramento do piquenique ficou marcado por um momento especial de unidade e identidade do concelho, com a exibição de uma toalha gigante, de 21 metros de comprimento e 3 de largura, elaborada com panos, renda e bordados pelos participantes na Oficina das Tradições, das 10 freguesias do concelho.

Sobre o relvado, a longa toalha depressa se encheu de petiscos e iguarias bem tradicionais das nossas terras, como o pão, queijo, enchidos, presunto, farinheira e bacalhau com ovos, torresmos, peixinhos da horta, bolo de azeite, bola de carne, fritas, filhoses, vinho, entre outras coisas.

O encontro teve como objetivo homenagear a figura dos avós na esfera familiar, o regresso dos emigrantes aguiarenses em período de férias, promover a confraternização e a transferência de conhecimento e saberes entre gerações, tendo-se criado um verdadeiro ambiente de alegria e partilha.

O piquenique foi promovido, pela segunda vez consecutiva, pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, no âmbito da atividade 60 Mais Social Clube, e teve o apoio do Município de Aguiar da Beira, das juntas de freguesia e das instituições sociais do concelho.

O 60 Mais Social Clube é uma atividade do Eixo 2 – intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil – do CLDS 3G Aguiar no Coração, que pretende integrar os cidadãos seniores de modo a estimular a sua participação e (re)integração na sociedade e nas dinâmicas do concelho reforçando o envelhecimento ativo e a autonomia dos seniores, bem como a elevação da sua autoestima e do seu sentimento de utilidade para os outros e para a sociedade.

“Aguiar no Coração – Rede Positiva para o Desenvolvimento Social de Aguiar da Beira”, enquadra-se no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G), cuja Entidade Coordenadora Local de Parceria e executora é o Centro Social Paroquial de Dornelas e a entidade financiadora é o POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e o Governo de Portugal, por via do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Veja as fotos do piquenique no Facebook Aguiar no Coração

Altino Pinto

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.