Portugal não vai acabar com a mudança da hora

0
488
(Foto: Dão e Demo)

Portugal vai manter a hora de verão e de inverno, garantiu António Costa, esta segunda-feira, dia 1 de outubro, em entrevista à TVI, referindo que “o que foi expresso até ao momento é o entendimento de que em Portugal devemos manter este regime de mudança de hora, com hora de verão e hora de inverno. Não vejo razão para que se contrarie a ciência e se faça algo de forma discricionária”.

Recorde-se que a “entidade competente” nesta matéria em Portugal é o Observatório Astronómico de Lisboa que através do seu diretor fez saber, no final de agosto, através de um relatório técnico, como recomendação ao Governo, que Portugal deveria continuar com a mudança de hora.

António Costa, o primeiro-ministro, nesta matéria, referiu em entrevista à TVI que “o bom critério e único é o critério da ciência”, referindo-se ao relatório do Observatório. E acrescentou não ser “nem contra, nem a favor” do fim da mudança da hora, mas considerou que “há matérias sobre as quais não vale a pena ter doutrinas políticas” e prosseguindo questionou “se a ciência entende que o regime horário mais adequado é este, quem sou eu para dizer o contrário?”.

Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa, a este propósito, também já havia defendido que a União Europeia tinha assuntos mais relevantes para resolver do que a questão da mudança de hora.

Esta questão foi suscitada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, ao anunciar que a CE vai propor o fim da mudança de hora na União Europeia, depois de um inquérito não vinculativo feito a nível comunitário.

Porém, a avançara a proposta da comissão, ela ainda terá de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e depois pelo Conselho Europeu.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.