Prevenção do cancro esteve em debate na Casa da Cultura de Sátão

0
586
Andreia Matos, Diana Gonçalves, Alexandre Vaz, Acácio Pinto, António José Figueiredo e Helena Inácio (Foto: Helena Almeida)

Teve lugar esta sexta-feira, dia 22 de junho, às 21 horas, na Casa da Cultura de Sátão um colóquio sobre prevenção do cancro.

Esta iniciativa, que partiu do Grupo de Voluntariado Comunitário de Sátão da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), no âmbito das comemorações dos 50 Anos do Núcleo Regional do Centro da LPCC, resultou de uma parceria alargada educação para a saúde, em que se envolveram o Agrupamento de Escolas de Sátão, a Câmara Municipal de Sátão, o jornal digital Dão e Demo e a rádio Alive FM.

Intervieram nesta sessão, a abrir, o subdiretor do Agrupamento de Escolas de Sátão e o vice presidente da Câmara Municipal, respetivamente, António José Figueiredo e Alexandre Vaz.

De seguida, o moderador, Acácio Pinto, introduziu o tema e deu a palavra a Helena Inácio, em representação do Grupo de Voluntariado de Sátão, e a Diana Gonçalves e Andreia Matos, tendo cabido a estas duas últimas efetuar o enquadramento do debate. Enquanto a primeira falou do trabalho do Núcleo Regional do Centro da Liga e do apoio, nomeadamente, aos doentes oncológicos, já Andreia Matos, médica no CHUC, deixou uma panorâmica sobre os tumores, os benignos e os malignos, sobre os comportamentos que os potenciam e sobre algumas das principais atitudes preventivas das principais tipologias de cancro.

A encerrar foram colocadas algumas questões por parte dos presentes.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.