PSP de Viseu vai assinalar 142 anos de vida.

0
179
Comando de Viseu da PSP (Foto: Dão e Demo)

O Comando Distrital de Viseu da PSP irá levar a cabo, na manhã do dia 9 de janeiro, as comemorações do seu 142º na Sede do Comando na cidade de Viseu.

O dia do comando distrital de Viseu foi criado por despacho de 7 de Janeiro de 1983 do Exm°. Comandante-Geral, em que aprovou a data de 9 de Janeiro para comemoração do Dia o Comando Distrital da PSP de Viseu, dia em que, como já foi referido, no ano de 1877 foi criado nesta cidade, um Corpo de Policia Civil.

Recorde-se que o comando distrital é comandado pelo superintendente Victor Manuel Torres Rodrigues.

Do programa consta:

09H00 – Hastear da Bandeira Nacional;

09H30 – Cerimónia Religiosa na Sé Catedral, em Viseu;

11H45 – Prestação de honras à entidade que preside à cerimónia;

12H00 – Início da Sessão Solene com intervenções do comandante distrital e da entidade que preside, seguidas de imposição de condecorações.

13H00 – Dão de Honra.

RESUMO HISTÓRICO: EM 1876 foi decidido criar em Viseu um corpo de polícia civil e em 9 de janeiro de 1877 foi criado.

Em sessão da Câmara Municipal de Viseu de 7 de Junho de 1876, o assunto foi abordado e decidido criar, na capital do distrito, um Corpo de Polícia Civil, conforme ata da referida sessão cuja parte que interessa, na íntegra, a seguir se transcreve:

Foi também presente um ofício da mesma Repartição expedido pela Direcção-Geral, 1º. Secção sob o n.°. 68 com data de 15 de Maio próximo findo pedindo que a Câmara concorra com alguma subvenção para a criação de um corpo de policia civil neste distrito. Á Câmara parecem muito atendíveis as ponderações do citado oficio tendentes a convencer sobre a conveniência de um corpo de polícia civil, e da necessidade de concorrerem para as despesas de criação dele, algumas câmaras do distrito, diretamente, mas olhando para as privativas e urgentes necessidades do concelho, e compulsando os seus orçamentos, colhe a triste convicção de que é forçoso restringir-se nas despesas que são peculiares ao concelho, preterindo alguns melhoramentos e com muita mais razão se vê impossibilitada de fazer larguezas; por isso deliberou contar no seu orçamento de 1876-1877 com a quantia de oitocentos milreis para auxiliar a organização na capital do distrito de um corpo de polícia civil“.

Estava, assim, lançada a primeira pedra para a criação da Policia de Viseu. Efetivamente, sendo Governador Civil o Visconde do Serrado, a 9 de Janeiro de 1877, foi criado um Corpo de Policia Civil em Viseu, cuja constituição era a seguinte: 1 Comissário de Policia; 1 Escrivão; 2 Chefes de Esquadra; 2 Cabos de Secção; 31 Guardas.

Deste efetivo, desde logo foram destacados para Lamego 1 Chefe de Esquadra, 1 Cabo de Secção e 8 Guardas, referiu a PSP em nota tornada pública.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.