Quais os 9 municípios do distrito de Viseu que vão receber vales da CE para rede pública de wi-fi?

0
1498

Dos 127 municípios que vão ser apoiados, 9 são dos distritos de Viseu. O apoio, de 15.000 euros a cada um, vai ser atribuído pela Comissão Europeia (CE) no âmbito das candidaturas ao WIFI4EU, no distrito de Viseu aos municípios de Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Mangualde, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo, Tarouca e São Pedro do Sul, revelou a Anacom.

Dos 256 municípios portugueses que se candidataram à iniciativa da Comissão Europeia WiFi4EU, cerca de metade, 127, conseguiram vales no valor de cerca de 2 milhões de euros, segundo o comunicado da Autoridade Nacional de Comunicação.

“No total candidataram-se a nível europeu 13 mil municípios, tendo sido atribuídos 2800 vales – no valor de 15 mil euros cada – o que significa que 21,5% dos candidatos foi contemplado com vales. Portugal teve um resultado superior, com quase 50% dos municípios que se candidataram a receberem vales”, refere a Anacom.

No início de 2019 haverá novas candidaturas à iniciativa WiFi4EU

A primeira convocatória desta iniciativa decorreu entre 7 e 9 novembro. No início de 2019 haverá a segunda convocatória e os municípios que não conseguiram vales agora poderão candidatar-se nessa altura, revelou a Anacom.

“A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para: a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos; o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais”, acrescenta a Anacom. Segundo a Autoridade Nacional de Comunicação “o financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi”, que revela também que “para divulgar esta iniciativa junto das autarquias, a ANACOM, em conjunto com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, organizou várias sessões de esclarecimento pelo país para dar a conhecer a iniciativa às autarquias locais”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.