Quem os vai ganhar? Viseu e Guarda vão perder dois deputados nas próximas eleições para a AR.

0
265
(Foto: Dão e Demo)

Se se confirmar o mesmo número de recenseados por distrito aquando das eleições do próximo outono para a Assembleia da República, os distritos de Viseu e da Guarda perderão dois deputados, um em cada círculo eleitoral, que serão ganhos pelos círculos de Lisboa e Porto.

Isto mesmo foi assegurado pela CNE, quando questionada pelo JN, face aos dados publicados esta sexta-feira no DR em que é apresentado o número de eleitores por cada distrito, referente a 31 de dezembro de 2018.

A CNE refere que “com referência aos dados do recenseamento eleitoral recentemente publicados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, confirmo que os círculos da Guarda e de Viseu elegeriam menos um deputado cada e que os círculos do Porto e de Lisboa elegeriam mais um deputado cada. Não se registaria mais nenhuma alteração relativamente a 2015”.

E estes dados não sofrerão alterações significativas pois o número de deputados será apurado entre no início de agosto, ou seja, será com base no número de eleitores que tiver cada círculo eleitoral entre os 60 e os 55 dias anteriores à eleição para a Assembleia da República.

Quer isto dizer que no caso de Viseu, que neste momento tem nove deputados, cinco do PSD, três do PS e um do CDS, vai passar a eleger oito e que na Guarda, que neste momento tem quatro deputados, dois do PSD e dois do PS, passará a três.

Este é um cenário muito provável e que tem vindo a confirmar-se nas últimas décadas. O litoral ganha deputados o interior perde.

De assinalar que a confirmar-se este cenário Lisboa passará a eleger 48 deputados e o Porto 40.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.