Rancho Folclórico de Ferreira de Aves participou em festival de folclore no Montijo.

0
(Foto: Laurinda Ribeiro)

O Rancho Etnográfico de Danças e Cantares de Ferreira de Aves – Sátão, brilhou no Festival de Folclore da Atalaia, no Montijo.

Por: Laurinda Ribeiro – colaboradora Dão e Demo.

Convidado pelo Rancho Folclórico Juventude Atalaiense, o Rancho Foclórico de Ferreira de Aves participou nos remotos e grandes festejos em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, em Atalaia – Montijo, que se realizaram nos dias 24, 25, 26 e 27 de agosto.

Na manhã de sábado dia 25 de agosto, o Grupo de Ferreira de Aves, acompanhado de alguns amigos, rumou à capital, Lisboa, onde, pelas 14h00, uma calorosa receção os esperava. Foi desta vez, que, finalmente, surgiu a ocasião de serem recebidos no CINDERELA, restaurante e pastelaria, em Entrecampos, por um grande amigo e filho da terra, Vasco Rodrigues, que ofereceu um delicioso almoço, do bom e do melhor!

Comitiva em frente ao restaurante Cinderela, em Entrecampos, Lisboa (Foto: Laurinda Ribeiro)

Foi ainda no restaurante Cinderela que alguns amigos tiveram a oportunidade de se juntar e de conviver com o Rancho de Ferreira de Aves, reinando a amizade e o convívio.

Porém, rapidamente, chegou a hora de rumar em direção à Atalaia, para a receção e jantar dos grupos participantes no festival, não sem uma visita à magnifica Igreja de Nossa Senhora da Atalaia, para conhecer um pouco da sua história e das suas tradições seculares.

Pelas 22h00 seguiu-se o tradicional desfile etnográfico pelas ruas engalanadas de Atalaia onde a animação não tinha fim à vista.

Atuação do Rancho de Ferreira de Aves (Foto: Laurinda Ribeiro)

O festival ofereceu um espetáculo fantástico, com a participação dos seguintes grupos: Rancho Folclórico Juventude Atalaiense; GRFA, Algoz – Silves; Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Ferreira de Aves – Sátão; Grupo Folclórico de Foros da Fonte Seca – Redondo.

Apesar de reduzido em pares, o Grupo de Ferreira de Aves, um grupo com as matrizes etnográficas da Beira Alta, cativou o imenso público, mostrando as suas danças e tradições.

Este foi mais um intercâmbio cultural para recordar, onde surgiram ainda mais convites para outros festivais. O presidente, Manuel Moreira, em nome de todos os elementos do Grupo Folclórico de Ferreira de Aves, agradece ao seu amigo Vasco Rodrigues a oferta do almoço e a maneira como todos foram recebidos. Agradece também aos amigos e familiares que os foram visitar em terras distantes, em especial ao Joaquim, um dos responsáveis da Associação dos originários de Ferreira de Aves em França.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.