Resíduos: A responsabilidade política é dos autarcas de Sátão.

0
746
Situação dos ecopontos em Vila Boa de Ferreira de Aves na noite de 31 de agosto (Foto: Dão e Demo)

Por: Acácio Pinto

O problema não é novo. Chama-se acumulação de lixo junto aos contentores. Todos o conhecem, inclusivamente os autarcas do município de Sátão, responsáveis em primeira linha pela recolha dos resíduos sólidos urbanos, pese embora o tenham ‘concessionado’ à empresa Planalto Beirão.

Porém, a ‘concessão’ do serviço, não é a ‘concessão’ da responsabilidade política. Essa mantém-se intacta aos ombros dos autarcas que o povo elegeu.

Ou seja, compete ao município de Sátão zelar pela boa, regular e correta recolha dos resíduos sólidos urbanos domésticos e pela recolha do lixo dos ecopontos. E se a empresa não cumpre o município deve exigir que o faça. As cláusulas contratuais existem por algum motivo!

Bem sei que sempre dirão que o assunto não é exclusivo do concelho de Sátão. Pois bem, a mim preocupando-me, igualmente, como cidadão, o que se passa noutros concelhos, cumpre-me, como satense, residente no concelho e pagador de impostos no Sátão, zelar e exigir que no meu território municipal, na minha terra e na minha rua se respeite a pessoa, o munícipe e, afinal, neste caso, também o ambiente.

O assunto não é novo e a crítica também não. Louvo, aliás, aqueles e aquelas que de uma forma desassombrada criticaram esta situação de viva voz ou através das redes sociais. A democracia só se fortalece se exercida frontalmente e sem tergiversações. O silêncio ou o silenciamento só a empobrecem.

A título de exemplo, aqui deixamos alguns factos. Uma foto (capa deste artigo) tirada em Vila Boa de Ferreira de Aves na noite de 31 de agosto e um vídeo com diversas situações, em ruas Sátão, no dia 7 de agosto. Nestes tempos da cor e do fogo de artifício, decidimos, por opção, publicar a foto e o vídeo a preto e branco, por entendermos serem estas as verdadeiras cores deste assunto.

Nota: Este problema foi por mim levantado na reunião de câmara de 3 de agosto.

VÍDEO COM SITUAÇÕES DE 7 DE AGOSTO:

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.