Sabia que Grão Vasco também é nome de um avião da TAP?

0
212
Avião A320 CS-TNV Grão Vasco (Foto: A partir de "Traveller - Trip Reports & Travel Videos")

Continuamos a trazer-lhe nomes de aviões da TAP com ligações à nossa região. Depois de Aquilino Ribeiro é agora a vez de Grão Vasco.

O pintor viseense Grão Vasco, para além de emprestar o seu nome ao Museu Nacional que em Viseu guarda grande parte das suas obras de pintura, também voa pelos céus do mundo ao ter sido escolhido para batizar um avião da TAP.

O avião de que falamos é um Airbus, série 320, portanto um A320, com a matrícula CS-TNV e que está ao serviço desde 24 de dezembro de 2009.

Recorde-se que atribuir um nome a um avião, batizá-lo, é uma tradição antiga dentro da aviação. É por isso que as companhias aéreas quando recebem aeronaves novas utilizam nomes de pessoas, de cidades, ou outros, como forma de homenagearem essas entidades e de distinguirem os próprios aparelhos uns dos outros.

A TAP não foge a essa tradição e, entre tantos outros nomes de cidadãos portugueses ligados às artes, cultura, música, literatura, decidiu atribuir o nome deste célebre pintor quinhentista português, de Viseu, de seu nome Vasco Fernandes (1475-1542), mas que foi imortalizado por Grão Vasco e que em 1916 deu o seu nome a este importante museu português.

(Foto: A partir de um vídeo RTP)

A título de curiosidade refira-se que o A-320 Grão Vasco foi, precisamente, o avião que em 2017, em maio, transportou o papa Francisco desde Monte Real até Roma depois de uma visita oficial ao santuário de Fátima.

Finalmente, acrescente-se que a TAP é uma companhia aérea fundada em 1945 por Humberto Delgado, cujo nome está hoje associado ao aeroporto internacional de Lisboa que deixou de se designar de Portela para se designar Humberto Delgado.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.