Sátão | Com a presença do bispo de Viseu foi inaugurada a exposição “presenças de eternidade”

0
751
Aspeto da inauguração com uma caixa de esmolas com duas chaves.

Dom Ilídio Leandro, ainda a exercer as funções de bispo de Viseu, esteve, esta sexta-feira à noite, na Casa da Cultura de Sátão a fim de se associar à inauguração da exposição “Presenças de Eternidade – a arte na paróquia de Ferreira de Aves”, que vai estar patente ao público até 30 de setembro.

Aspeto da exposição com uma escultura de São Domingos em primeiro plano.

A inauguração foi precedida de uma conferência explicativa por parte de Fátima Eusébio, responsável do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.

Peça a peça, Fátima Eusébio detalhou vários pormenores das obras expostas, desde pintura, estatuária, ourivesaria, paramentaria entre outros objetos de culto, contextualizando-as com aspetos históricos que estiveram na origem de muitos dos lugares de culto da freguesia de Ferreira de Aves.

Mesa que presidiu à inauguração: Eugénia Duarte, Nuno Amador, Paulo Santos, Ilídio Leandro e Fátima Eusébio.

Antes dela intervieram o presidente da autarquia, Paulo Santos, o pároco de Ferreira de Aves, Nuno Amador, que, quiseram as circunstâncias, assinalava 60 anos de sacerdócio, e Ilídio Leandro, bispo de Viseu, em funções até ao próximo dia 22 de julho, quando iniciará a sua missão pastoral na diocese de Viseu o novo bispo da diocese de Viseu, António Luciano Costa, recentemente ordenado bispo na Sé da Guarda.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.