Sátão: Eucalipto de Contige, árvore com cerca de 130 anos, é considerada a maior árvore nacional

0
18656

O eucalipto de Contige, considerada “a maior árvore classificada de Portugal”, pela insuspeita Universidade de Aveiro, é um dos grandes ex-libris do concelho de Sátão.

Localizado à beira da antiga EN 229, no cruzamento da estrada municipal que liga ao centro de Contige, esta árvore, cuja plantação remonta, segundo aquela universidade, “provavelmente, a 1878, quando se abriu a Estrada das Donárias, é um dos maiores eucaliptos classificados até ao momento em Portugal” sendo mesmo “recordista com 11 m de perímetro à altura do peito”.

Com o nome científico de Eucaliptus globus Labillardière, o eucalipto de Contige “terá pertencido à família Soares de Contige, ou a duas famílias (Garcia de Mascarenhas e Xavier do Amaral Carvalho) que se uniram em casamento no século XIX” e que “aquando da construção da estrada, e da expropriação do terreno, a monumentalidade deste exemplar terá contribuído para a sua salvaguarda, não tendo por isso sido cortada”.

O eucalipto de Contige é uma árvore classificada como de interesse nacional através de publicação, em 1964, no Diário do Governo nº 182 II Série de 4 de agosto, conforme se pode ler na página do ICNF e aqui é-lhe atribuída a idade de 126 anos.

Ora entre os 139 anos da Universidade de Aveiro e os 126 do ICNF, ficamos por cerca de 130 anos. De uma coisa não há dúvida, vem do século XIX!

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.