Sátão | Festa de Nossa Senhora da Esperança, em Abrunhosa, nos 250 anos da construção da capela.

0
997
Procissão de 2017 (Foto: Dão e Demo)

Vão ter lugar nos próximos dias 7 e 8 de setembro, na Abrunhosa, freguesia de São Miguel de Vila Boa, concelho de Sátão, as festividades em honra de Nossa senhora da Esperança.

Do programa consta no dia 7, a partir das 20:30 a missa e a procissão das velas, a que se segue a atuação da banda Time.

Procissão das velas 2017 – Nossa Senhora da Esperança (Foto: Dão e Demo)

Já no dia 8 terá lugar a eucaristia solene em honra de Nossa senhora da Esperança a partir das 14:30, seguida de largada de balões e de jogos tradicionais.

Pelas 17:00 de domingo Fabrício Figueiredo efetuará um concerto em acordeão e à noite atuará a banda HD Music.

CAPELA ASSINALA ESTE ANO 250 ANOS SOBRE A SUA CONSTRUÇÃO

Segundo a publicação da câmara de Sátão, no seu site, “a Capela de Nossa Senhora da Esperança, que comemora este ano 250 anos da sua construção, classificada como imóvel de interesse público desde 2002, situa-se na localidade de Abrunhosa, freguesia de S. Miguel de Vila Boa, no concelho de Sátão. É uma joia de incalculável valor de todo o distrito de Viseu, ex-libris do estilo barroco e uma preciosidade artística que deslumbra os olhos e a mente de quem a visita. A procissão das velas (7 de setembro) que se realiza no âmbito das festas de Nossa Senhora da Esperança (8 de setembro) mostra-nos a devoção que os fiéis têm por esta Senhora, que os atende nos momentos mais difíceis das suas vidas. A grandiosidade desta Capela é enaltecida em diversos documentos publicados, como por exemplo: Santuário Mariano, de Frei Agostinho de Santa Maria, Terras do Concelho de Sátão, de Albano Martins de Sousa e A Capela de Nossa Senhora da Esperança, A Obra de Arte Total num Depoimento de Fé, de Maria de Fátima Eusébio.”

Capela de Nossa Senhora da Esperança (Foto: Dão e Demo)

E a publicação prossegue referindo que “foi construída em meados do séc. XVIII por ordem do cónego Luís Bandeira Galvão, é um templo maneirista e barroco, onde sobressai uma grande harmonia estilística e arquitetónica. No interior, merecem destaque os tetos pintados; a decoração de talha do estilo nacional; as molduras; os florões e pinturas marmoreadas; os azulejos e ainda o órgão de tubos, executado pelo conceituado mestre organeiro Francisco António Solha, em 1768.”

Refira-se que a capela pode ser visitada todas as sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h00 às 12h00 e das 13h30 às 18h00, ou por marcação através no telefone +351 232 980 000.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.