Sátão | Festa de Nossa Senhora do Bom Caminho em Afonsim

0
546

Por: Laurinda Ribeiro

Nos dias 27 e 28 de Abril, fim e semana de Pascoela, realizou-se em Afonsim a festa de Nossa Senhora do Bom Caminho.

Laurinda Ribeiro – colaboradora Dão e Demo.

Os festejos iniciaram-se na tarde de sábado, com música, um torneio de malha e um torneio de sueca. Os vencedores arrecadaram bons e valiosos prémios.

Às 21h00 subiu ao palco o conjunto musical “AS BAND” que fez dançar jovens e menos jovens, noite dentro.

No domingo, dia 28 de abril, durante a manhã, grande arruada com a Banda Filarmónica Lobelhense, (Lobelhe do Mato Mangualde).

Pelas 16h00, ponto alto da festa, todos os caminhos foram dar à capelinha de Nossa Senhora do Bom Caminho… e foi com um magnífico tapete de flores naturais que Afonsim recebeu centenas de pessoas que assistiram à cerimónia religiosa celebrada pelo sr. Padre Eurico de Sousa, acompanhado nos cânticos litúrgicos pela Banda Filarmónica. Após a Eucaristia, seguiu-se a procissão pelas ruas, com os guiões de todas as aldeias da freguesia de Mioma e os cinco andores, lindamente enfeitados, levados aos ombros pelos mordomos.

No final da procissão, o sr. padre Eurico ordenou o cortejo processional frente à Capela de Nossa Senhora do Bom Caminho, o que proporcionou mais um grande momento solene, de partilha e oração.

Foi ainda ocasião para o sr. padre Eurico deixar uma mensagem aos jovens,  para que disponibilizem um pouco do seu tempo e participem nas atividades da igreja, “porque querer é poder”, acrescentou.  Agradeceu também ao jovem Fábio Pessoa a ajuda preciosa e a boa vontade com que tem levado a cabo inúmeros ofícios religiosos em Afonsim e não só.

Encerrou os festejos o grupo musical “MC MUSIC”.

Foram mordomos: Silvério Pessoa, Fábio Pessoa e António Pessoa.

Ficaram nomeados: Arnaldo Ferreira, Abel Oliveira e Jorge Rodrigues.

Estão de parabéns: os mordomos, o sr. Padre Eurico e todas as pessoas que participaram na realização da lindìssima festa de Nossa Senhora do Bom Caminho.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.