Sátão | Jovens da diocese de Viseu estiveram de mãos dadas com as JMJ do Panamá.

0
804
Um dos momentos do encontro JMJ Sátão 2019, na igreja de Sátão.

Com o objetivo de efetuar a ponte digital com a XXXIV Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorreu no Panamá e foi presidida pelo Papa Francisco, teve lugar neste fim de semana, de 26 e 27 de janeiro, em Sátão o encontro juvenil ‘Pontes2Panamá’, revelou a comissão organizadora do encontro.

“Assim, durante os dois dias do fim de semana, uma centena de jovens de vários pontos da Diocese de Viseu, viveram todo o espírito de uma JMJ, participando em 3 catequeses, ministradas pelos Padres José Cardoso, André Silva e Eurico Sousa, peregrinando, rezando a Via Sacra das jornadas e assistindo à Vigília com o Papa Francisco em direto, tendo tido a possibilidade de estar em presença do Santíssimo Sacramento, uma vez que o mesmo foi exposto ao mesmo tempo que também era exposto no Panamá”, refere a nota divulgada à comunicação social.

Pode ainda ler-se nesta nota final que “houve vários momentos de partilha e convívio entre os jovens, que, graças à colaboração dos agrupamentos de escuteiros de Ferreira de Aves, Rio de Moinhos, Sátão e São Miguel de Vila Boa, puderam usufruir de todas as condições para passarem dois dias fora de casa, vivendo e experienciando as sensações que se sentem ao viver uma JMJ”.

Uma das notas deste encontro foi o da “preocupação ecológica, como o Papa Francisco pede na sua encíclica Laudato si”, pelo que “foi oferecido aos jovens uma mochila, à semelhança do que acontece nas JMJ, que continha vários objetos referentes às jornadas, sendo um deles uma caneca de metal, para utilizarem durante as refeições, reduzindo assim a utilização de plástico”.

Os apoios para a realização deste evento, “para além dos agrupamentos de escuteiros e de alguns grupos de jovens”, veio também da sociedade civil, através das “câmaras de Sátão e Aguiar da Beira, de algumas Juntas de Freguesia e de imensos estabelecimentos comerciais”.

“Vários dos participantes deram o testemunho de que aderiram ao evento ‘Pontes2Panamá’ sem grandes expectativas ou com a ideia de que iria ser apenas mais um evento, mas no final de forma emocionada, partilharam que viveram algo diferente, que lhes tocou de uma forma profunda e permanente, referindo que vão estar presentes nas JMJ Portugal 2022”, refere a nota da organização, que acrescenta que “depois da Missa Paroquial no Sátão e de um delicioso almoço, na presença do Rev. Bispo de Viseu D. António Luciano, do Padre António Jorge, Diretor do Secretariado da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Viseu e de individualidades representantes das forças vivas que apoiaram a realização do evento, os jovens receberam com uma alegria contagiante o anúncio, em direto, do local das próximas JMJ, Portugal 2022”.

Finalmente, a nota refere que “a JMJ Sátão 2019 – Pontes2Panamá terminou com a bênção e umas belas palavras de envio, por parte de D. António Luciano e com os jovens cantando o hino oficial das JMJ Panamá 2019”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.