Sátão | Pinhal da serra do Seixo está a secar | Nemátodo atacou fortemente neste último ano

0
1790
Serra do Seixo - Sátão (Foto: Dão e Demo)

Os pinhais da região Dão e Demo estão a ser fortemente atacados pelo nemátodo e são já bem visíveis os seus efeitos um pouco em todos os pinhais.

Esta situação tem-se vindo a acentuar nestes últimos tempos e há pinhais com sintomas visíveis a ‘olho nu’ em vastas extensões que poderão, em alguns casos, atingir mais de 20% do seu efetivo. Isto mesmo foi-nos confirmado por diversos técnicos ligados à área florestal com quem contactámos.

Entre tantas outras, uma das áreas que está a ser fortemente atingida é a serra do Seixo, a poucas centenas de metros a sul da vila de Sátão, uma vasta área de pinhal que está sob a responsabilidade do ICNF que tem uma parceria com as juntas de freguesia de Mioma, São Miguel de Vila Boa e de Sátão.

Mas esta situação atinge toda a região estando a preocupar os produtores florestais que face a esta situação estão sem saber o que fazer.

Um técnico florestal referiu-nos que “desde que chegou a Portugal, há cerca de 10 anos, o nemátodo tem vindo a alastrar e nem sempre as entidades públicas têm feito tudo o que devem”, avançando mesmo que esta situação se agravou devido a uma “clamorosa falta de investimento nos últimos anos”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.