Sátão | Rio de Moinhos recebu de braços abertos o 32º festival de folclore

0
593

Por: Laurinda Ribeiro

O Rancho Folclórico Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos realizou, no passado dia 28 de Julho, o seu 32º Festival de Folclore. O evento decorreu no largo do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres, autêntica sala de visitas da freguesia de Rio de Moinhos.

A festa começou pelas 18h00 com a receção dos grupos participantes: Rancho Folclórico do Cartaxo – Cartaxo, Rancho Folclórico de Nogueira – Lousada, Rancho Folclórico de São Miguel do Monte – Fafe e o Rancho Folclórico Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos – Sátão (anfitrião).

Após um bom repasto e convívio entre grupos, no Restaurante Reival, o festival iniciou-se pelas 21h30.

Entrada em palco do Rancho de Rio de Moinhos.

Coube ao presidente do Rancho da casa, Francisco Maurício, fazer a apresentação dos grupos, que depois dum magnífico desfile etnográfico, subiram ao palco para aí deixarem os seus representantes e receberem as fitas e ofertas regionais.

Marcaram presença entidades concelhias e locais. No uso da palavra o presidente da Câmara Municipal de Sátão, Paulo Santos, deu as boas vindas a todos os grupos, agradeceu e enalteceu o trabalho desenvolvido pelos organizadores na preservação e valorização do nosso património cultural.

Hélder Batista, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, no uso da palavra.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia Hélder Batista, “muito aplaudido pelas suas gentes”, sublinhou que o Rancho Folclórico de Rio de Moinhos tem sido um grande embaixador do concelho e da região, não só em Portugal mas também além fronteiras. Agradeceu e realçou ainda a dedicação e empenho do senhor Maurício assim como a todos os elementos do grupo, que há mais de 32 anos colaboram ou colaboraram na preservação das “nossas tradições”.

O numeroso público não dispensou aplausos aos grupos, pela diversidade dos trajes, das danças e cantares que lhes foram mostrados.

No próximo ano, não perca o XIV Encontro NACIONAL DE RIO DE MOINHOS, que se realizará em Rio de Moinhos – Sátão, com a participação dos congéneres dos concelhos de Arcos de Valdevez, Abrantes, Aljustrel, Borba e Penafiel.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.