Sernancelhe | Hélder Amaral e Dom Duarte de Bragança estiveram presentes nos 520 anos do Santuário da Lapa.

0
1508
(Fonte da foto: Angelus TV)

Hélder Amaral, deputado à AR, esteve presente nos 520 anos do santuário da Lapa em representação do presidente da Assembleia da República. Igualmente marcou presença Dom Duarte de Bragança, o “chefe da casa real portuguesa”.

A dupla celebração dos 520 anos do Santuário da Lapa e a primeira peregrinação dos sinais de Nossa Senhora da Lapa no Mundo, teve uma grande afluência de devotos e de peregrinos vindos da região, do país e do mundo, pois esteve presente uma delegação de Nossa Senhora da Lapa do Cubatão, da região de São Paulo, no Brasil.

Segundo Ana Nunes, uma das impulsionadoras deste evento, “estiveram cerca de 5.000 pessoas” presentes naquele dia no Santuário o que “correspondeu as expectativas”.

E se, de âmbito eclesiástico, foram inúmeras as entidades presentes, sobretudo da diocese de Lamego, desde logo o Reitor do Santuário e o Bispo Emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho, que presidiu à Eucaristia, também fizeram questão de se associar a esta efeméride vários titulares de cargos políticos.

D. Jacinto Botelho, bispo emérito de Lamego (Fonte da foto: Angelus TV).

Dentre estes, destacamos a presença de autarcas de Sernancelhe, da câmara e assembleia municipal, da junta de freguesia de Quintela, do deputado do CDS eleito pelo círculo eleitoral de Viseu, Hélder Amaral, um amigo e defensor do santuário, que estava a título pessoal e ainda em representação do presidente da Assembleia da República, segundo o próprio nos confirmou.

Recorde-se que no ano transato Hélder Amaral foi o primeiro subscritor de um projeto de resolução na AR, que veio a ser aprovado, que recomendava ao governo que promovesse “o santuário da Nossa Senhora da Lapa como de interesse económico e turístico de âmbito religioso”.

Igualmente se associou a este evento, de grande relevância para o santuário da Lapa, o Chefe da Casa Real Portuguesa, Dom Duarte Pio, ou “SAR o Senhor Dom Duarte de Bragança”, seguindo a terminologia da casa real.

Recorde-se que a ligação de D. Duarte de Bragança à Senhora da Lapa é antiga e, ainda há três anos, em setembro de 2015, o seu filho, Afonso de Bragança, Príncipe das Beiras, foi consagrado “a Nossa Senhora da Lapa, no Santuário da Lapa, cumprindo-se assim uma tradição de séculos e que dá continuidade ao ato praticado pelos príncipes e princesas da beira ao atingirem a maioridade”, segundo revelava à época o site oficial da Câmara de Sernancelhe.

PROCISSÃO MUITO PARTICIPADA

Deixamos, igualmente, e com a devida vénia um vídeo que retirámos do Facebook de Pedro Nantes para se ver da magnitude da procissão que trouxe os peregrinos desde a capela até ao local onde se realizou a missa campal. Também pode assistir a toda a celebração da missa, que foi transmitida em direto pela Angelus TV.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.