Sernancelhe | No 25 de abril distinção para Arlindo Cunha, Cooperativa do Távora e Associação de Caça e Pesca. Toy animará a efeméride.

0
282
Edifício Exposalão - Sernancelhe (Foto: Turismo do Porto e Norte de Portugal)

Quarenta e cinco anos depois do 25 de abril de 1974, o Município de Sernancelhe vai distinguir com a Medalha de Honra o antigo Ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, e a com a Medalha de Mérito a Cooperativa Agrícola do Távora e a Associação de Caça e Pesca de Sernancelhe.

Mantendo o figurino das comemorações anteriores, a cerimónia decorrerá nos Paços do Concelho e culminará com um concerto, no Expo Salão, de Toy e os Amigos Dany Silva, Adelaide Ferreira e Rui Pregal da Cunha.

À semelhança do que acontece há cerca de uma década, o Município de Sernancelhe homenageia no Dia da Liberdade pessoas e instituições que deram e dão um contributo relevante ao seu desenvolvimento, são agentes de progresso e, pelos seus feitos, merecem ser distinguidos e inscritos na história concelhia.

Depois de terem sido condecoradas figuras locais e nacionais da literatura, do ensino, militares, políticos, personalidades da Igreja, associações, empresas, escolas, na edição do 25 de abril deste ano será reconhecido com a Medalha de Honra, Arlindo Cunha, que se destacou nas funções de Secretário de Estado da Agricultura, Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, eurodeputado, vice-presidente da Comissão Parlamentar da Agricultura, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, professor e atualmente como Presidente da Comissão Vitivinícola do Dão.

A ligação a Sernancelhe acontece desde 1992, quando nas funções de Ministro da Agricultura, foi determinante na primeira edição da Festa da Castanha, evento que desde essa altura ganhou projecção nacional. Foi sempre ativo no apoio a iniciativas educativas e literárias no Concelho, apadrinhou a caça e pesca como essenciais na valorização do turismo cinegético neste território e certificou vários projectos agrícolas no Concelho, muito concorrendo para a valorização do setor agrícola e para o impulso das agroindústrias concelhias.

A agricultura e a importância do setor para a economia local será igualmente homenageada com a atribuição da Medalha de Mérito à Cooperativa Agrícola do Távora. A instituição, que cumpre 64 anos, e é presidida pelo sernancelhense João Silva, tem desenvolvido um trabalho de extrema importância na valorização dos vinhos da Região Demarcada Távora-Varosa e na maçã de altitude, marcas de valor desta região do Douro Sul.

Graças ao papel da Cooperativa Agrícola do Távora, hoje o vinho e as frutas são entendidos como rentáveis, como oportunidades económicas, também para jovens empresários, que plantam, modernizam, produzem e fixam-se no território. A dimensão económica é refletida no equilíbrio social que promove no nosso Concelho, sendo frequentemente motivo de orgulho por serem desta terra um volume significativo das uvas que geram vinhos premiados no País e no Mundo. A associação dos produtos vitivinícolas a Aquilino Ribeiro tem sido igualmente importante, tanto na promoção de Sernancelhe, como para a Cooperativa, pois conseguiu posicionar-se no mercado nacional e internacional com marcas robustas, suportadas na história e na cultura da região e do País, de que Aquilino Ribeiro é referência.

E porque este território depende, cada vez mais, do turismo, este ano o Município entendeu conceder a Medalha de Mérito à Associação de Caça e Pesca, instituída em 1988, pelo trabalho que tem desenvolvido na promoção das excecionais condições para a prática do turismo cinegético no Concelho e também pelo apoio constante aos agricultores no controle de espécies predadoras que são ameaças às culturas.

Com cerca de 200 sócios, de distritos como Lisboa, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real e Guarda, a Associação de Caça e Pesca de Sernancelhe é hoje um dos membros mais dinâmicos da Federação de Caça e Pesca do Distrito de Viseu, de cuja Direção faz também parte. Está ligada à criação da Festa da Castanha, tendo deste então desenvolvido iniciativas de âmbito recreativo, cultural e turístico, garantindo, ao mesmo tempo, o fomento e conservação da fauna cinegética e piscatória, a exploração, manutenção e conservação de zonas de caça e pesca, essenciais à preservação ambiental e sustentabilidade dos recursos naturais do Concelho.

É a Associação gestora da Zona de Caça Municipal e da Pesca no Rio Távora.

As comemorações do 25 de abril ocuparão toda a manhã, começando pelas 9:00 horas, em frente aos Paços do Concelho, com a guarda de Honra pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, seguindo-se o hastear da Bandeira Nacional e interpretação do Hino Nacional pela Banda Musical 81 de Ferreirim. Seguir-se-á a sessão solene evocativa do 25 de abril, que abrirá com a leitura de poemas de abril por crianças do Concelho, intervenções dos partidos políticos com assento na Assembleia, dos distinguidos, depois pelo momento solene de aposição das medalhas e entrega de certificados, culminando com discursos do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal. O Expo Salão receberá a segunda parte da cerimónia com o Concerto de Toy e os Amigos Dany Silva, Adelaide Ferreiria e Rui Pregal da Cunha.

Fonte: CMS

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.