Shortcutz de Viseu assinala sessão número 100 | Mais de 450 curtas-metragens já exibidas

0
251
Foto: Luís Belo, in Shortcutz

“Shortcutz Network” é uma rede internacional de cidades que partilham a paixão pelas curtas-metragens. Fazem parte da rede 17 cidades portuguesas e estrangeiras e em cada uma existe uma equipa responsável pela produção e programação de sessões de cinema com a presença das equipas técnicas dos filmes.

O Shortcutz de Viseu, uma das cidades portuguesas mais antigas na rede, comemora a sua sessão número 100 no próximo dia 25 de maio.

Esta aventura viseense em nome do cinema-curto português começou em julho de 2013 com Luís Belo e Carlos Salvador, quando faziam parte da rede apenas as grandes cidades de Lisboa, Porto, Londres, Berlim e Amsterdão. Chegaram agora a um número ‘redondo’ que legitima um balanço muito positivo. Ao longo destas 100 sessões foram programadas e exibidas mais de 450 curtas-metragens e recebidos em Viseu mais de 300 convidados.

O Shortcutz Viseu começou no alfarrabista Empório e passou pelo bar Stoa, pelos jardins do centro histórico da cidade, viveu mais de um ano na saboaria artesanal Só Sabão, experimentou duas vezes a Rua da Boa Morte, festejou aniversários no Teatro Viriato, fez parte do nascimento e consolidação do espaço cultural Carmo’81, teve no Museu Nacional Grão Vasco a sua casa e chega agora, na sessão número 100, ao pequeno mas delicioso auditório da Quinta da Cruz, em Viseu.

O público, sempre fiel, foi descobrindo uma (nova) paixão pelo cinema em formato curto e acompanhou o Shortcutz Viseu neste percurso, esgotando constantemente os espaços que este evento foi visitando. A média de espectadores é superior a 50 pessoas, o que revelou um projecto resistente aos Invernos frios da região e à programação cultural que agita a cidade em cada fim-de-semana.

A amizade e cumplicidade com várias cidades da rede Shortcutz foram também, segundo os responsáveis do Shortcutz viseense, “fundamentais para a sobrevivência e qualidade deste projecto em Viseu”. Destacam, entre outros, Porto, Lisboa, Amsterdão, Figueiró dos Vinhos, Ovar, Vila Real, Guimarães, Covilhã, Santa Catarina, Berlim e Rio de Janeiro.

Os parceiros de sempre do Shortcutz Viseu são a Cervejaria Cacimbo e o Hotel Moinho de Vento, empresas de restauração e hotelaria na cidade de Viseu, que têm um papel fundamental neste projecto.

Na 5.ª temporada deste evento, há a destacar o grande apoio do Município de Viseu que, através do “Programa Cultura”, permitiu ao Shortcutz Viseu subir degraus fundamentais na qualidade da programação. Para além de melhores condições para a vinda de mais convidados, foi aposta deste projecto a vinda de extensões de outros festivais de cinema à cidade de Viseu, a saber: Monstra, Fest, Indie Lisboa, Curtas de Vila do Conde, MotelX, entre outros.

A centésima sessão terá lugar na Quinta da Cruz, em Viseu, que será a casa deste projecto ao longo dos próximos meses.

Serão estes os filmes em exibição:

– “Blue Floozy” de Yuri Alves, realizador vencedor no Festival Europeu de Cinema Independente deste ano na categoria de filmes não-europeus com o documentário “Grind”, já programado para uma das próximas sessões. “Blue Floozy” faz aqui a sua estreia mundial e conta com Mia-X como protagonista.

– “A Instalação do Medo” de Ricardo Leite, filme vencedor do prémio de Melhor Curta do Ano na 4.ª temporada do Shortcutz Viseu. Este filme conta com dezenas de prémios e nomeações em diversos festivais de cinema, entre eles Melhor Curta de Escola nos “Prémios Sophia” e no “Fantasporto”. Nuno Janeiro e Margarida Moreira são protagonistas. O realizador Ricardo Leite estará presente na sessão.

– “Coro dos Amantes” de Tiago Guedes, em estreia no Shortcutz Viseu, uma das melhores curtas-metragens portuguesas de 2014, nomeado e premiado em vários festivais de cinema nacionais e internacionais. Cândido Ferreira, Gonçalo Waddington e Isabel Abreu são protagonistas. O co-responsável (com Tiago Guedes) pela edição/montagem do filme, Jerónimo Ribeiro Rocha, estará presente na sessão.

– “M” de Joana Bartolomeu, primeiro filme a ser exibido na história do Shortcutz Viseu e primeiro vencedor do prémio Melhor Curta do Mês nesta cidade Shortcutz. Este filme animado conta com várias nomeações e prémios em festivais de cinema de animação, sendo de destacar o Prémio do Público para Melhor Curta Portuguesa na “Monstra – Festival Internacional de Cinema de Animação”. A realizadora Joana Bartolomeu estará presente na sessão.

A entrada é gratuita em todas as sessões, mas limitada à lotação do espaço.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.