Trail do míscaro, em Aguiar da Beira, com 400 inscritos

0
193

Correr 15 ou 30 km, ou simplesmente caminhar por terras de Aguiar da Beira, no Trail do míscaro, tem 400 inscritos. É no dia 25 de novembro.

Para a autarquia de Aguiar da Beira, este “evento coloca em destaque as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais, contribuindo ainda para reflorestação com uma árvore por participante”.

Está esgotada a 5ª edição do Trail do Míscaro, que se realiza, no próximo dia 25 de novembro, pelas 10 horas, na vila de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Quatro centenas de atletas, de norte a sul do país, vão correr e caminhar por trilhos onde se destacam as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais. Realce ainda para a vertente solidária do evento que contribuirá para a reflorestação de um terreno baldio desertificado com a plantação de 400 árvores autóctones.

As modalidades de Trail Longo (30 km) e Trail Curto (15 km) vão reunir cerca de 200 atletas. Igual número de pessoas vai juntar a Caminhada, com o objetivo de cada uma plantar a sua árvore e contribuir para uma melhor natureza.

“Será uma experiência fantástica, solidária, desportiva e recreativa, inserida numa iniciativa que gira à volta de um produto natural com elevado valor gastronómico – o “míscaro amarelo”, habitualmente abundante e com uma procura “desenfreada” no concelho”, refere a organização, que revela que “os participantes irão ter oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este e outros cogumelos selvagens e degustar diversas iguarias da época durante o percurso, para além de poderem desfrutar de belas paisagens, tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro”.

O Trail do Míscaro tem como principais objetivos promover o trail running nos trilhos do Município de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do concelho para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar.

No ano anterior participaram no Trail do Míscaro 300 pessoas, que geraram um igual número de árvores autóctones – carvalhos americanos – plantadas pelos participantes num terreno baldio e desertificado no concelho.

O evento desportivo é uma organização do jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal e com o apoio de agentes económicos locais e nacionais. Integra-se no VI Certame Gastronómico do Míscaro, que se realiza a 24 a 25 de novembro, com mercadinho local, tasquinhas gastronómicas, workshops e passeios micológicos, sessões de live cooking e muita animação com grupos locais e o grupo popular de renome “Sons do Minho”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.