[Última hora] Vem aí o furacão Leslie | 13 distritos em alerta vermelho, com Viseu na rota.

0
2690
(Foto: Captada de Meteo Trás os Montes)

Depois de ter passado a norte da Madeira o furacão Leslie prepara-se para chegar à costa portuguesa, nas próximas horas, entrando, segundo o IPMA, pelo território ainda antes da meia-noite “com direção mais provável para a região espanhola de Salamanca”.

O IPMA alerta para “rajadas de vento que podem chegar até 180 km/h e ondas com altura máxima de 13 ou 14 metros. Precipitação por vezes forte a partir das 23.00” e colocou 13 distritos em alerta vermelho: Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

O comunicado do IPMA refere ainda que “após a entrada em terra da depressão pós- tropical Leslie, o que deverá acontecer entre as 23.00 e as 24.00 locais, a depressão começará a diminuir de intensidade e atravessará o território na direção nordeste, com a direção mais provável para a região espanhola de Salamanca. No período de aproximação e passagem pelo território do Continente prevê-se vento e rajadas muito fortes ou mesmo excecionalmente fortes, chuva forte e agitação marítima forte”.

A previsão para que os efeitos se façam sentir no continente português é por volta das 19:00.

Entretanto a Proteção Civil (ANPC) alertou para a possibilidade de cheias, de queda de árvores e de diversos estragos em estruturas suspensas e para condições adversas na circulação devido ao piso escorregadio e à formação de lençóis de água nas estradas. Daí a ANPC aconselhar as pessoas a evitarem circular junto à orla costeira e em zonas ribeirinhas mais vulneráveis.

O período crítico está previsto entre as 23:00 deste sábado e as 4:00 de domingo.

(Foto: Captada de um vídeo de Meteo Trás os Montes)

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.