Vila Cova à Coelheira homenageou os 7 autarcas da freguesia nas comemorações dos 25 anos de elevação a vila

0
511

Vila Cova à Coelheira comemorou os 25 anos de elevação a vila em ambiente de festa, este domingo, 20 de maio. Esta aspiração antiga das gentes vilacovenses foi concretizada no ano de 1993.

A arruada com a Banda Musical Progressiva de Vila Cova à Coelheira deu o mote para a abertura das festividades, seguindo-se uma missa solene presidida pelo pároco local, António Silva Mendes, na Igreja Paroquial de S. João Batista.

Pelas 11h00, a Junta de Freguesia acolheu as entidades e a comunidade numa visita à galeria de fotos dos seus antigos presidentes e deu-se início à sessão solene de comemoração. Para constituir a mesa foram convocados o Presidente do Município de Vila Nova de Paiva, José Morgado, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira, Jorge Reis, o Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Rodrigues, o Presidente da Assembleia de Freguesia, Alberto Lages e o Deputado José Cesário.

Homenagearam-se os sete autarcas da Junta de Freguesia que estiveram em exercício naquela vila desde 1976, com a entrega de uma salva de prata. João de Sousa Beleza, Augusto Pereira Morais, Nestor Pinto Ramos, Jorge Oliveira Pinto, José do Amaral Figueiredo, Paulo Alexandre Silva Paiva e Amândio Rodrigues Guedes foram os homenageados pelo seu contributo em prol da freguesia.

Relembrando o motivo das comemorações, José Cesário, um dos responsáveis pelo projeto de elevação a vila, aludiu às suas relações de amizade com as gentes vilacovenses, tendo sido homenageado com uma salva de prata pelas mãos de Jorge Oliveira Pinto.

Jorge Reis e José Morgado dirigiram palavras de apreço aos vilacovenses pela persistência, união e dedicação à freguesia.

Momento em que o bolo de aniversário vai ser partido, vendo-se na foto, os presidentes da junta e da câmara e fadista Mara Pedro, entre outros.

Seguiu-se um almoço volante no espaço envolvente ao Centro de Memória Judaica e pelas 15h00, rumou-se ao Parque de Fitness, na requalificada Av. D. Afonso Henriques, para descerrar a placa de inauguração. Nas palavras de Jorge Reis, este pretende ser um espaço de lazer e bem-estar para toda a comunidade, com uma bela paisagem envolvente.

Mara Pedro, fadista viseense, foi a convidada para engrandecer o evento com um sublime concerto de fado, encerrando-se as festividades com um enorme bolo de comemoração e champanhe.

Fonte: CMVNP

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.