Vila Nova de Paiva | Câmara quer barragem na serra da Póvoa, na freguesia do Touro

0
453
Na imagem, açude da Maeira (Foto: Dão e Demo)

A câmara de Vila Nova de Paiva quer que seja construída uma nova barragem no seu concelho, neste caso na freguesia do Touro, mais concretamente “na serra da Póvoa”.

Esta posição da autarquia paivense, presidida por José Morgado, é avançada pela Rádio Escuro, que refere que o autarca deu a conhecer esta proposta aos deputados municipais de Vila Nova de Paiva na última reunião da Assembleia Municipal.

Na notícia é ainda avançado que esta barragem seria “para servir o concelho [Vila Nova de Paiva], mas também Sátão e o norte do concelho de Viseu, de Cavernães a Côta, “num investimento intermunicipal”.

A rádio avança ainda que “a proposta do presidente de Câmarade Vila Nova de Paiva defende um estudo das Águas de Portugal, que propõe aconstrução de uma barragem no Touro. Mas este equipamento apenas teriacapacidade para servir Vila Nova de Paiva e Sátão. O problema é que para serfinanciado por fundos comunitários precisa servir 50 mil habitantes, daí atentativa para integrar Viseu no projeto, o que só será possível com a ligaçãode uma conduta à Barragem do Balsemão, em Pretarouca”.

Recorde-se que a questão do abastecimento de água à região tem andado envolto em grandes divergências uma vez que os autarcas não se têm entendido quanto a uma solução o que fez com que o projeto das “Águas de Viseu” que envolvia oito municípios precludisse, como Dão e Demo noticiou oportunamente.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.