Vila Nova de Paiva: Feira do Fumeiro do Touro, um caso de sucesso nas Terras do Demo.

0
569

Vai na oitava edição a Feira do Fumeiro do Demo, que, anualmente, o município de Vila Nova de Paiva e a junta de freguesia de Touro promovem no parque de eventos de Touro.

E o que é facto é que de ano para ano a feira melhora e aumenta o espaço e o número de expositores.

Este ano, distribuída por dois dias, 9 e 10 de março, o fumeiro das terras do demo saiu das chaminés das aldeias, onde secou ao calor e ao fumo da lenha de carvalho, de pinho, de castanheiro, para ser o alvo de todas as atenções por parte dos milhares de forasteiros que se deslocaram ao Touro nestes dois dias.

A aposta dos presidentes, José Morgado e Mário Morgado, da câmara e da junta foi ganha, mais uma vez face à adesão popular e institucional.

Nesta manhã de domingo foi a vez de se abrir oficialmente a feira e de se provar o Fumeiro. Ali estiveram os presidentes de câmara dos municípios vizinhos e ali esteve o diretor regional da agricultura, bem como deputados e autarcas de todo o concelho.

A animação também não faltou e desde o rufar dos tambores, ao desafio das concertinas, tudo no Touro foi festa, foi feira, foi elogio ao mundo rural, que nem sempre o poder olha com olhos de ver e daí que José Morgado tenha desafiado o diretor regional a apoiar estas gentes trabalhadores das terras do Demo e do interior de Portugal.

À tarde foi a vez do Toy subir ao palco e desfiar, uma a uma, as suas canções, que levaram ao rubro o público presente.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.