Vila Nova de Paiva | Pão e Folclore de mãos dadas em Vila Cova à Coelheira a 8 e 9 de setembro.

0
1826
Forno de Vila Cova à Coelheira (Foto: Dão e Demo)

O pão e o folclore vão mais uma vez dar as mãos em Vila Cova à Coelheira nos dias 8 e 9 de setembro. Trata-se do Festival do Pão e 35º Festival de Folclore, cujas inscrições estão abertas para mostra e venda de produtos no recinto onde vai decorrer o evento.

Esta iniciativa está integrada nas festividades de Nossa Senhora do Rosário, o Festival do Pão e a 35ª edição do Festival de Folclore numa organização conjunta entre o Município de Vila Nova de Paiva, a Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira e o Grupo Folclórico e Etnográfico desta de Vila Cova à Coelheira.

Para os apreciadores destes eventos é uma boa oportunidade de provar e adquirir produtos endógenos e saborear gastronomia tradicional. Não faltará também o artesanato típico, o folclore, está claro, e as práticas de outrora.

Segundo a organização, “nesta iniciativa pretende-se dar a conhecer as potencialidades e a riqueza do concelho de Vila Nova de Paiva e de aspetos da sua ruralidade”.

ROSINHA É A CABEÇA DE CARTAZ DO PROGRAMA

O programa da festividade religiosa tem início no sábado, dia 8 de setembro, pelas 19h15, com a entrada solene de Nossa Senhora do Rosário na Igreja Matriz e o Canto de Vésperas. No domingo, dia 9 de setembro, o programa prossegue com uma Missa e Procissão do Adeus, com o Festival do Pão e produtos regionais, restaurantes e tasquinhas gastronómicas, artesanato, folclore e a possibilidade dos visitantes poderem confecionar as suas próprias bolas em fornos de lenha comunitários.

Aliado a esta iniciativa está a 35ª edição do Festival Nacional de Folclore de Vila Cova à Coelheira. A partir das 15h00, o Festival tem início com o desfile etnográfico e as atuações dos grupos folclóricos convidados, assim como do grupo anfitrião, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira. Os grupos convidados são o Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira (Tomar), Rancho Folclórico e Etnográfico do Refugio (Covilhã) e o Rancho Folclórico Recreativo As Florinhas de Rio Meão.

Durante o dia as Marias Malucas – Romeiras de Portugal animam o certame e pelas 18h00, Rosinha promete uma atuação à sua maneira, com boa disposição e músicas brejeiras e divertidas, no encerramento deste certame.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.