Viseu | Joana Marques Vidal é a oradora convidada da sessão solene do 25 de abril

0
280
Joana Marques Vidal (Foto: AR TV)

Ao longo da próxima semana, Viseu celebra o 45º aniversário da “Revolução dos Cravos” com concertos, atividades na biblioteca municipal e debates públicos, revelou a autarquia através do seu site.

Numa iniciativa conjunta da Câmara e Assembleia Municipais, Viseu oferece, na próxima semana, uma programação especial no âmbito do 45º aniversário do 25 de Abril.

“O feriado será marcado por duas sessões oficiais. Pelas 9H30, tem lugar o reconhecimento dos Órgãos Municipais ao papel do Regimento de Infantaria nº14 na “Revolução dos Cravos”, no Quartel dos “Viriatos”. Pelas 10H30, o Viriato Teatro Municipal receberá a Sessão Solene Comemorativa do 45º aniversário do 25 de Abril, tendo por oradora convidada Joana Marques Vidal”, pode ler-se na nota da autarquia.

E a nota publicada continua referindo que “também no 25 de Abril, Dia da Liberdade, o Pavilhão Multiusos será palco da interpretação da obra “Romeu e Julieta”, pela Orquestra XXI e pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat, sob a direção do Maestro Dinis Sousa, fundador e diretor artístico desta orquestra que reúne os jovens músicos portugueses radicados no estrangeiro. A atuação irá realizar-se pelas 17 horas e integra a programação do Festival de Música da Primavera de Viseu. Os ingressos estão disponíveis para venda em Música da Primavera“.

“A história e o simbolismo da Revolução de 1974 dão também o mote a atividades na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em vésperas da data comemorativa. No dia 22 de abril, segunda-feira, pelas 14H30, realizar-se-á o espetáculo musical “Até Amanhã, Liberdade”, dinamizado pela Rituais dell Arte, com texto, encenação e conceção de Miguel Ruivo.  Trata-se de uma representação em palco de diversos episódios históricos dos dias 24 e 25 de abril de 1974, na qual são incluídas diversas sonoplastias da época e música ao vivo”, acrescenta a câmara municipal.

Já na véspera da efeméride será, também, possível assistir à oficina musical “Zeca Afonso, Sabes Quem É?”, pelas 14H30, também na Biblioteca Municipal. A atividade, promovida pela Catrapum Catrapeia é destinada a crianças a partir dos 8 anos de idade.

“Em vésperas do feriado, dia 24 de abril, terá lugar pelas 21 horas, na Associação Comercial do Distrito de Viseu, uma Sessão Pública intitulada “Vulnerabilidades”, que abordará a temática da violência doméstica, numa iniciativa do Grupo de Trabalho para a temática da Violência Doméstica da Assembleia Municipal de Viseu”, refere a nota.

Finalmente a autarquia refere que “também neste dia, pela manhã, decorrerão atividades no Agrupamento de Escolas Grão Vasco, com a colaboração do Regimento de Infantaria nº14”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.