Viseu | João Paulo Rebelo e Cristina Brasete no encerramento da Semana Europeia da Juventude

0
357

O debate “Conectar a União Europeia com a Juventude” , que teve lugar em Viseu, para marcar o encerramento da Semana Europeia da Juventude, contou com a presença de João Paulo Rebelo, secretário de estado do Desporto e Juventude e de Cristina Brasete, vereadora do Desporto, Educação e Juventude da Câmara de Viseu.

De 29 de abril a 5 de maio, assinalou-se em toda a Europa a Semana Europeia da Juventude, o tema deste ano foi “A democracia e eu”, e teve como principal objetivo analisar a forma como os jovens podem influenciar as decisões e serem ativos na sociedade.

A democracia é um valor que, atualmente, os nossos jovens dão por adquirido, mas na Europa foi necessário desenvolvê-la e cultivá-la durante anos. É necessário entendermos que a democracia somos nós, são as nossas vozes, é a nossa conquista.

A Semana Europeia da Juventude, visa assim, comemorar e promover atividades para jovens através de eventos organizados em todos os países do programa Erasmus+.

Em Viseu, a organização da SEJ 2019 esteve a cargo da Adamastor – Associação Cultural e do Município de Viseu, onde foram realizados 8 eventos, entre os quais ações de sensibilização, debates, campanha de rua, abrangendo um universo de cerca de 800 jovens, revelou a Adamastor.

Nos eventos, foram abordados temas, tais como: Oportunidades Erasmus+; Eleições Europeias, DiscoverEU, Corpo Europeu de Solidariedade, Cidadania e Participação dos Jovens, entre outros.

O encerramento da SEJ 2019, foi realizado com um debate | Conectar a União Europeia com a Juventude, que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, Vereadora do Desporto, Educação e Juventude, Cristina Brasete, Diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Luís Alves e Sara Moura, representante do Conselho Nacional de Juventude. A moderação foi realizada por Hilário Matos, Presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Juventude.

De forma descontraída e informal e, principalmente em grande proximidade com os jovens, o debate permitiu que os jovens tivessem oportunidade de serem ouvidos.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.