Viseu | Karma is a Fest – Programa de 31 de maio e de 1 de junho

0
245

O Festival Karma is a fest iniciou-se a 3 de maio e terminará a 1 de junho. De seguida deixamos-lhe o programa desta semana, de 31 de maio e de 1 de junho.

31 de Maio

22h30m/ Carmo’81/ RESIDÊNCIA + APRESENTAÇÃO (CONCERTO) SR. JORGE

1 de Junho

22h30m/ Carmo’81/ SENSIBLE SOCCERS

23h45m/ Carmo’81/ OHXALÁ

RESIDÊNCIA + APRESENTAÇÃO (CONCERTO) SR. JORGE

31 de Maio/ 22h30m/ Carmo’81

Conhecemos o Sr. Jorge Novo enquanto zelador da Igreja da Misericórdia de Viseu. Quando os ensaios da peça Audaxviator duravam até horas tardias o Sr. Jorge brindava-nos com a sua simpatia e compreensão. Até que no último dia da nossa residência ouvímos a honesta, forte, sincera e humilde voz do Sr. Jorge onde entre arrepios e emoções foi lançado o desafio de realizar uma residência artística no Carmo’81.
O Sr. Jorge, fadista autodidata, será acompanhado por três músicos profissionais, Rui Souza (Dada Garbeck e El Rupe), João Pedro Silva (The Lemon Lovers) e Gonçalo Alegre (Galo Cant’Às Duas) neste desafio de descontruir o fado tradicional.

SENSIBLE SOCCERS

1 de Junho/ 22h30m/ Carmo’81

Os Sensible Soccers estão de volta com o seu terceiro longa duração, Aurora. 
Se em Villa Soledade trabalharam sobre o imaginário das estradas nacionais, de um país real e por cumprir, esquecido e alienado, em Aurora evocam um Portugal pessoal e optimista, da infância e das memórias inventadas: as férias com os pais, as visitas de estudo, o sul de Espanha, as distâncias maiores e o tempo distendido, os Setembros melancólicos, os singles pop e o FM estéreo, os primórdios do topless e as discotecas gigantes, as coisas que se imaginava que aconteciam em sítios onde não se ia.
A gravação, conduzida por João Brandão, decorreu em Dezembro de 2018 em regime de residência na Casa do Soto (Arouca).  A produção é assinada por B Fachada, que acompanhou a construção do álbum e participa em três temas ao volante de um sintetizador modular. Os Sensible Soccers – Hugo GomesManuel Justo e André Simão – contaram ainda, em todo o processo, com a colaboração de Sérgio Freitas (teclas) e Jorge “Cientista” Carvalho (percussão).

OHXALÁ

1 de Junho/ 23h45m/ Carmo’81

Ohxalá é o projeto musical de Maria e Luis que vivem no Porto, Portugal, e a sua música faz parte de várias mixtapes por todo o mundo dentro da crescente onda de ethnobeats. Em 2017 lançaram o EP de estreia O Futuro do Passado na Casa Caos (BR), Dona Cuíca EP no Cosmic Awakenings (EUA) e mais recentemente as Sereias do Planeta Vermelho na Ready Mix Records (CA). Os lançamentos incluem remixes de produtores aclamados como M. Rux, Lemurian, Dandara, MiRET, Discoshaman, Intiche, Nillo e Maracuyá, Thommie G e Rodrigo Gallardo.

FANZINE KARMA + EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

Após o encerramento do festival, durante o ano de 2019)

Karma, é também uma Fanzine produzida pelo Carmo’81. A fanzine KARMA foi a primeira produção editada com o símbolo do Carmo’81 e conta já com duas edições. Neste momento, encontra-se com o ano 0 do Festival com o qual partilha o nome.

Este ano, após o festival KARMA -is a fest- 2019, a terceira edição será lançada. Será uma edição colectiva onde os artistas presentes no cartaz do Karma -is a fest- 2019 serão convidados a fotografar com Polaroid o KARMA que encontram durante a sua presença no Carmo’81 e em Viseu. O resultado será um registo distinto sob condições semelhantes. O mesmo festival e a mesma cidade apresentarão vibrações, movimentos, cores, vivências diferentes ao olhar de cada artista, os diferentes cenários que o Carmo’81 criará para cada evento irão colaborar para a singularidade de cada fotografia.

Além da Fanzine, o resultado deste desafio irá posteriormente dar origem a uma exposição de Fotografia em que será visível esta experiência entre os artistas e o festival.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.