Viseu | Milhares de peregrinos rumaram mais uma vez à Santa Eufémia, em Cepões.

0
6857
Foto: Laurinda Ribeiro.

Por: Laurinda Ribeiro

À semelhança dos anos anteriores, neste domingo, dia 16 de setembro, milhares de peregrinos vindos dos quatro cantos do país e do estrangeiro rumaram ao Monte de Santa Eufémia.

Laurinda Ribeiro – colaboradora Dão e Demo.

De acordo com a tradição, todos os andores dos Santos Padroeiros das aldeias da Paróquia de Cepões se esmeram em beleza e se juntam a esta grande romaria: Santa Eufémia, São Tiago Maior e São Sebastião de Cepões, São Bernardo de Vila Chã, São Brás de Aviúges, Santo Amaro de Bertelhe, Nossa Senhora da Guia das Nelas, Santa Bárbara do Povo da Igreja, Nossa Senhora da Conceição de Nogueira, Nossa Senhora de Fátima e o Sagrado Coração de Jesus.

A festa iniciou-se às 9h00 com uma missa na Igreja Paroquial, seguida de procissão até ao Monte de Santa Eufémia. Pelas 11h00 foi celebrada a missa campal presidida pelo pároco da freguesia, padre Elias Filho, e concelebrada por vários sacerdotes, seguida dum enorme cortejo processional. Os cânticos litúrgicos foram da responsabilidade do Grupo Coral de Cepões e da Banda Filármónica Juvenil de Ribafeita.

Foto: Laurinda Ribeiro

Marcaram presença na cerimónia religiosa o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e vereadores das diversas cores políticas, o Presidente da Junta das freguesias de Barreiros e Cepões, António Tavares e outras entidades.

Foto: Laurinda Ribeiro

De realçar o empenho e a coordenação da Comissão Organizadora deste grande evento local e nacional e também as melhorias que, a cada ano, têm vindo a proporcionar aos devotos de Santa Eufémia e não só, nomeadamente instalações sanitárias e condições de acesso.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.