Viseu | Miro Carvalho lançou CD com recolha de canções tradicionais de Cepões

0
4589
Miro Carvalho

Entrevistou: Acácio Pinto

Belmiro Henrique Martins de Carvalho tem 51 anos de idade e reside em Cepões.

Belmiro Carvalho, mais conhecido como Miro Carvalho, é professor de Educação Musical do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira e a sua paixão pela música surgiu “desde muito cedo”.

Dedica-se igualmente à produção musical em estúdio e também participa em projetos de música ao vivo.

Foi, pois, com Miro Carvalho, o nome que o populariza, que trocámos breves impressões a propósito de um CD acabado de editar com uma recolha de canções tradicionais da nossa região e que foram recolhidas na união de freguesias de Cepões e de Barreiros, no concelho de Viseu.

Capa interior do próprio CD.

“desde muito cedo que o mundo dos sons me fascinou”

Dão e Demo: Como e quando surgiu a tua paixão pela música?

Miro Carvalho: Foi desde muito cedo que o mundo dos sons me fascinou. Só mais tarde depois de adulto foi possível frequentar o Conservatório Regional de Música de Viseu. Posteriormente foi concluída uma licenciatura e depois um mestrado na área da música.

DD: Para além de professor de música desempenhas mais alguma atividade ligada à música?

MC: Sim estou ligado à produção musical em estúdio há cerca de 35 anos e sempre que posso participo também em projetos de música ao vivo.

“Esta ideia surgiu como uma forma de preservar algumas canções tradicionais”

DD: Como surgiu a ideia de efetuares a recolha destas “Heranças – Vozes do Povo”, que integram este CD?

MC: Esta ideia surgiu como uma forma de preservar algumas canções tradicionais da nossa região, que se poderiam estar a perder no tempo. Para além disso tenho a consciência da importância de se fazer este registo da cultura que os nossos antepassados nos deixaram e que muito respeitamos.

Deixamos aqui esta janela virtual disponível, para quem quiser ter a possibilidade de espreitar o passado musical tradicional da nossa região, para que não se esqueçam as raízes que nos prendem à terra.

Foto exterior da capa do CD, à direita e foto interior com os vários grupos musicais de Cepões, à esquerda.

DD: Qual foi a área em que as canções foram recolhidas?

MC: Esta recolha foi efetuada na União de Freguesias de Cepões e Barreiros.

DD: Quanto tempo demorou este trabalho de recolha e seleção das canções agora publicadas?

MC: Demorou cerca de dois meses a decidir quais as canções a gravar e confesso que escolhi algumas daquelas que vivenciei com as minhas gentes e com as quais, de certa forma, sinto muita afinidade.

“este projeto tem um objetivo social e cultural, em que todos os lucros revertem a favor da construção do lar de idosos de Cepões”

DD: As catorze cantigas que integram o CD foram as mais significativas em termos musicais?

MC: Claro que havia ainda muitas outras muito interessantes, mas decidi que seriam estas a integrar este trabalho.

DD: Quem colaborou na execução deste CD?

MC: Este trabalho teve a colaboração do meu grande amigo Jorge Amaral, que colaborou comigo ao nível da mixagem e masterização bem como na gravação do acordeão. Igualmente colaboraram o amigo Joaquim Costa e ainda as trinta e duas pessoas da União de Freguesias de Cepões e Barreiros que participaram ao longo de três anos na gravação a nível vocal neste projeto.

Contracapa exterior do CD, com as canções e com os nomes de todos os colaboradores.

DD: Quais os apoios com que contaste?

MC: Quanto aos apoios deixo aqui um agradecimento muito especial à Casa do Povo de Cepões e à Junta de Freguesia, que desde início acreditaram e apoiaram este projeto.

DD: Como se processa a comercialização?

MC: Há aqui a referir que este projeto tem um objetivo social e cultural, em que todos os lucros revertem a favor da construção do lar de idosos de Cepões, que já se encontra na fase final de construção. Este CD pode ser adquirido na Casa do Povo de Cepões, que está ligada à construção do projeto atrás mencionado, na Junta de Freguesia a nível cultural, e ainda através do meu contacto móvel pessoal que aqui vos deixo, 967066441.

DD: Muito Obrigado.

RESUMO ÁUDIO/VÍDEO DAS CANÇÕES DO CD

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.