Viseu participou na Portugal Smart Cities Summit, na FIL, em Lisboa

0
266
(Foto: CMV)

O Município de Viseu marcou presença na Portugal Smart Cities Summit que teve lugar esta semana, de 21 a 23 de maio, na FIL, no Parque das Nações em Lisboa.

Do ambiente à cultura, passando pela inclusão e economia, foram várias as soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas parceiras do Município de Viseu apresentadas na Portugal Smart Cities Summit, que decorreu no Parque das Nações, revelou a aqutarquia na sua página institucional.

Viseu está em destaque nesta mostra tecnológica, com uma stand de 144 metros quadrados, no qual se apresenta como “smart and happy city”, refere a nota.

A autarquia revela que, no dia 21 de maio, “na inauguração do espaço, que contou com a presença de Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, dos Vereadores João Paulo Gouveia e Jorge Sobrado, vários autarcas e representantes de empresas parceiras, o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, destacou a importância da criação de um ecossistema de qualidade de vida como fator diferenciador na captação de pessoas e de investimentos”.

“Acreditamos que tudo isto que estamos a fazer potencia a criação de um ecossistema de qualidade de vida, que fixa e atrai pessoas”, destacou, referindo a importância da captação empresas, que “ajudaram a diminuir 60 por cento do desemprego em Viseu”.

Depois de garantir que Viseu se assume como uma “cidade acessível para todos”, até porque se insere num território de “população envelhecida”, o Presidente da Câmara destacou alguns dos projetos emergentes, como o voto inclusivo desenvolvido pela IBM para o Orçamento Participativo de Viseu, a aplicação “Investir e viver em Viseu”, os contentores com sistema de abertura condicionada que vão ser disseminados pelo concelho, o centro de incubação tecnológica Vissaium XXI ou o recém-criado polo virtual do Museu de História da Cidade, pode ainda ler-se no site da autarquia.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.