Viseu “planta bosques” este sábado em Cavernães e Sernada

0
401
(Foto: Dão e Demo)

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) através do seu Núcleo de Viseu e a Asociación para la Defensa de la Naturaleza y los Recursos de Extremadura (ADENEX) promovem, neste sábado dia 09 de março, no âmbito do projeto “Planta Bosques”, duas ações de reflorestação que irão decorrer no Parque Ambiental de Cavernães e junto ao campo da bola de Sernada, Viseu, entre as 09h00 e as 10h00 revelaram os promotores.

O Projeto Planta Bosques conta já com cerca de 16 anos de atividade e muitas ações realizadas entre Espanha e Portugal. Depois dos incêndios que ocorreram na Extremadura, Espanha, no verão de 2003, causadores de grande devastação, a ADENEX, como resposta ao sucedido, iniciou na Extremadura um projeto de Voluntário Ambiental sem precedentes até aos dias de hoje. Assim nasceu o projeto de reflorestamento inicialmente denominado “Plante Fire”, refere o núcleo de Viseu da ASPEA.

Com o sucesso do primeiro ano, o Projeto foi rebatizado de “Planta Bosques”, nome que sustenta até à atualidade, passando a ter diversas ações de reflorestação por ano, sendo, pelo menos uma delas, efetuada em Portugal, refere ainda.

Entre 2004 e 2018 o Planta Bosques contou com cerca de 13 mil voluntários que plantaram cerca de 335 mil árvores autóctones.

Em Portugal, estão pelo 5º ano consecutivo no Distrito de Viseu, tendo entre 2015 e 2018 cerca de 800 voluntários plantado cerca de 20 mil árvores autóctones na Serra do Caramulo no concelho de Tondela, na Senhora da Ribeira em Santa Comba Dão, e Santos Evos em Viseu.

Entre os participantes voluntários a título individual e voluntários de diversas instituições convidadas, teremos a presença de um grupo de cerca de 40 Espanhóis vindos da Estremadura a participar nesta ação.

O Planta Bosques tem sido uma atividade gratificante e o seu sucesso tem permitido o convívio e simultaneamente a reflorestação em diversas zonas. Assim, o Projeto tem conseguido dar sentido e relevância não só à questão ambiental, mas também à cooperação e intervenção social. Quem participa não está simplesmente a plantar uma árvore, está também a demonstrar o envolvimento que a sociedade pode ter com benefícios para todos sem exceção.

A ASPEA, nomeadamente o Núcleo de Viseu, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Planta Bosques, foi distinguida em 2016 com o prémio de mérito ADENEX.

Esta iniciativa é um exemplo de muitas das atividades de âmbito ambiental desenvolvidas pela ASPEA, promovendo a participação cívica da sociedade nas questões relacionadas com o ambiente.

O Planta Bosques Viseu 2019 é organizado pelo Núcleo ASPEA Viseu sob a orientação de Jorge Loureiro, licenciado em Educação Ambiental e coordenador do Núcleo.

Fonte: Aspea

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.