Viseu: Socialistas querem que seja erradicado o amianto do armazém municipal de Repeses

0
327

Os vereadores do PS na câmara municipal de Viseu querem que a câmara erradique “o amianto do estaleiro-armazém municipal de Repeses” à semelhança do que fez nos edifícios escolares.

“Há muito que é reconhecido o perigo para a saúde pública do fibrocimento, atendendo às suas fibras de amianto. O perigo do amianto – contendo agentes cancerígenos – decorre sobretudo da exposição prolongada e inalação das fibras libertadas para o ar de interiores. Em Portugal, foi proibida a utilização/comercialização de amianto e/ou produtos que o contenham a partir de 1 de janeiro de 2005”, revelaram os vereadores do PS através de comunicado.

Os socialistas referem que “a câmara, e muito bem, promoveu a erradicação do amianto de diversos edifícios escolares”, pelo que “não é assim justificável que dezenas de funcionários da CMV trabalhem no estaleiro-armazém municipal de Repeses sob uma cobertura de placas de fibrocimento, inclusive em mau estado de conservação, com eventuais libertações de fibras amianto para o interior, perigando a higiene, saúde e segurança de quem lá trabalha”.

Os vereadores do PS, Lúcia Silva, Pedro Baila Antunes e José Pedro Gomes referem ainda que “o desprendimento [de placas] para o exterior, numa área envolvente com densidade habitacional significativa” podem afetar, igualmente, “s saúde e segurança” das pessoas.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.