Viseu Trail Running | Três provas de 12, 21 e 40 km e caminhada de 5km. | A escolha é sua!

0
2129
(Foto:viseutrailrunning.pt)

As provas terão lugar no dia 28 de outubro, com partida e chegada no Parque Urbano de Santiago. A caminhada, essa, é solidária.

O VISEU Trail Running é um evento de Trail Running (modalidade conhecida como corrida de montanha), que ocorrerá pelo 3º ano consecutivo na Cidade de Viseu, segundo revela a organização através de comunicado.

“Sendo o maior evento de Trail de Viseu e uma referência no calendário regional e nacional, o VISEU Trail Running consolida a sua notoriedade, ao fazer parte da Taça de Portugal de Trail da Associação de Trail Running de Portugal, momento decisivo para a época de muitos atletas nacionais que participam nesta competição” refere a organização que acrescenta que “a prova realiza-se a 28 de outubro e tem a Zona de Partida/Chegada e animação no Parque Urbano de Santiago, local muito frequentado por viseenses das mais variadas faixas etárias”.

O percurso desta 3ª edição, já com as inscrições abertas, passará por várias freguesias, “tendo como ex-libris a passagem pela Serra do Crasto, local com uma vista extraordinária sobre a cidade de Viseu”.

O comunicado refere que “a edição de 2018, e tendo e conta os números anteriores, poderá atingir os 2200 participantes, divididos por 3 distâncias de Trail Running (Mini Trail Experience de 12km, Trail Curto de 21km e Trail Longo de 40km) e uma caminhada de cariz solidário, de cerca de 5km, em que as receitas reverterão a favor de uma Instituição de Solidariedade Social”.

“É um evento direcionado para os atletas que gostam de estar em contacto com a Natureza e ideal para Turismo Desportivo, visitando a cidade de Viseu e participando no VISEU Trail Running, ficando assim a conhecer um pouco da cidade de Viriato”.

Organização e Parceiros

A Associação Brave Viriathvs Runners – Clube Desportivo, é uma associação com mais de 200 associados, distribuídos pelas seguintes modalidades: Atletismo, Trail Running e Triatlo.

Esta associação, é responsável pelo VISEU Trail Running desde 2016, ano da sua estreia, sendo o 1º Trail desta dimensão a ocorrer em Viseu. Para além desta organização, os Viriathvs Runners Viseu, como são conhecidos, são também  responsáveis pela organização do VISEU Triathlon desde 2017, entre outros eventos locais, em coordenação com o Município de Viseu.

O Município de Viseu, incansável desde o primeiro momento é um parceiro estratégico do VISEU Trail Running desde a sua estreia, assumindo um papel preponderante na Organização do evento de forma direta e indireta através do Programa de Desenvolvimento Desportivo.

Nas redes sociais, a Associação Brave Viriathvs Runners, totaliza mais de 17500 seguidores, segmentados pelas várias modalidades e eventos que gere.

Após o sucesso das 2 últimas edições, a ATRP (Associação de Trail Running de Portugal), sendo a principal entidade de Trail Running em Portugal, atribuiu ao VISEU Trail Running a certificação na distância de 21km para a colocação da prova no Calendário Nacional da Taça de Portugal de Trail.

Crescimento VISEU TRAIL RUNNING

Na primeira edição, ano de estreia do VISEU Trail Running, estiveram presentes no evento 1073 atletas distribuídos por 3 distâncias: Trail Curto, Trail Longo e uma caminhada de cariz solidário, em que as receitas reverteram a favor da Associação Síndrome de Drave.

Na segunda edição, e após o sucesso da estreia, o VISEU Trail Running quase que duplicou o número de atletas, e aumentou consideravelmente o valor angariado na caminhada solidária. Para além das 2 distâncias de Trail (Trail Curto de 20km e Trail Longo de 40km) em que estiveram presentes 499 atletas, foi ainda realizada uma caminhada solidária de 5km, em que a instituição beneficiária foram os Bombeiros Voluntários de Viseu, com um valor de 2750€, angariados com a participação de 1248 caminhantes.

Nesta 3ª edição, e projetando os números tendo em conta o crescimento do evento nas duas últimas edições, o VISEU Trail Running espera ultrapassar a fasquia das 2000 pessoas em todo o evento, aumentando assim o número de participantes nas 3 distâncias de Trail Running, muito pelo facto de pertencer à Taça de Portugal de Trail e à criação de uma nova distância de iniciação à modalidade.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.