Viseu vai à BTL promover-se como “Destino Nacional de Gastronomia”

0
437
Stand de Viseu na BTL 2019 (Fotomontagem Dão e Demo)

Depois da aposta que efetuou na FITUR, em Madrid, é chegada agora a vez de o município de Viseu efetuar uma forte aposta n BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) que terá lugar de 13 a 17 de março.

Esta presença de Viseu estará centrada em torno da gastronomia de excelência que, como se sabe, é a grande aposta de Viseu para o ano de 2019, de Destino Nacional de Gastronomia.

Esta aposta do município de Viseu consta de nota tornada pública na sua página eletrónica onde se pode ler que “chefs, cozinheiros e produtores levam sabores de Viseu à maior feira de turismo do país” e que “pelo 4º ano consecutivo, Viseu parte à conquista de um lugar no mercado turístico nacional”.

Pode ainda ler-que “Viseu marca presença na maior e mais importante feira de turismo do país, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, com presença e stand próprios, pelo quarto ano consecutivo. Nesta edição, defende o seu estatuto de Melhor Stand Público – Programação 2018”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a presença na BTL, com stand próprio, é um fator decisivo na política de afirmação de Viseu como destino turístico. É a maior feira de turismo nacional, com a representação dos principais players económicos do setor, regiões de turismo, investidores, agências de viagem, empresas de animação turística e municípios”.

O município revela que “vestindo o mote de comunicação do ano, o Destino Nacional de Gastronomia vai apresentar-se no evento como um verdadeiro ‘restaurante’, equipado com duas cozinhas completas e protagonizado por chefs e cozinheiros de Viseu, que nele vão confecionar pratos típicos da região em formato de showcooking, com provas de degustação incluídas. Juntam-se produtores de vinhos e produtores ‘da terra’, num conjunto de 20 parceiros”.

Esta iniciativa, revela a autarquia, “promovida e organizada pelo Município de Viseu e Viseu Marca, vai decorrer durante cinco dias em Lisboa e vai proporcionar 50 horas de experiências aos visitantes do stand, num total de cerca de 90 micro eventos que vão contar com a participação de parceiros locais”.

Para Jorge Sobrado, o vereador da Cultura e Turismo e diretor da Viseu Marca, “esta será uma oportunidade de ouro para posicionar Viseu como um destino gastronómico de excelência no mercado nacional. Somos um território cultural e humano que olha a mesa e a alimentação numa dimensão patrimonial e criativa”.

PROGRAMA NO STAND DE VISEU DA BTL

Com a gastronomia como tema principal da presença no evento, o stand de Viseu dará ênfase diária a diferentes experiências gastronómicas e culinárias: o primeiro dia (13 de março) põe em destaque os “Chefs de Viseu”, enquanto os “Cozinheiros de Viseu”, especialistas na cozinha tradicional da região, serão os protagonistas do segundo dia (14 de março); no terceiro (15 de março) dá-se palco às “Tascas de Viseu” – as antigas e as modernas; no quarto dia (16 de março) são os “Produtos da Terra” a merecer destaque; para o último dia (17 de março), reserva-se a “Doçaria de Viseu” como mote principal, revela a nota do município de Viseu.

Os Chefs Diogo Rocha (Embaixador de Viseu), Luís Almeida e Hugo Marques são presenças já confirmadas. Também o Santa Luzia, Mesa da Sé, O Cortiço, Muralha da Sé, Chocolataria Delícia, Velvet e Pastelaria Amaral marcarão presença na BTL, no stand de Viseu, para pôr à prova o melhor da cozinha da cidade-jardim, é ainda referido pelo município.

Para além dos sabores de Viseu, também outros atributos da cidade e da região estarão em destaque na edição de 2019 da BTL.

Também os eventos irão marcar presença na BTL, onde será apresentada a “agenda de eventos para 2019, incluindo os três grandes festivais enoturísticos (Tons da Primavera, Festa das Vindimas e Vinhos de Inverno), para além dos três “eventos-estrela” deste ano: “Viseu Doce”, que se realiza de 13 a 14 de abril, e o “Viseu Sabe Bem”, evento de healthy food, que decorre em maio, e o “Viseu Estrela à Mesa” (por altura das vindimas)”.

Finalmente Viseu dará nota de artistas que estarão na Feira de São Mateus 2019 e dos novos embaixadores de Viseu.

A este propósito a nota refere que “no que toca a surpresas, a Feira de São Mateus revelará um dos artistas confirmados para a edição deste ano do evento, que marcará presença no stand. Esse nome junta-se aos de Ludmilla, Natiruts, Gipsy Kings, Pedro Abrunhosa, Carolina Deslandes, Fernando Daniel, Átoa e Piruka e Jimmy P” e que “logo no primeiro dia da feira de turismo, também serão anunciados novos “Embaixadores de Viseu””.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.