Viseu vai relançar a sêmea e a broa trambela

0
2821
Foto: http://porviseu.blogs.sapo.pt

A identidade cultural de Vildemoinhos, freguesia de Repeses e São Salvador, concelho de Viseu, fez-se bem presente, este sábado, no I Fórum Participativo sobre a Revitalização da Sêmea e da Broa Trambela. O evento, aberto à comunidade em geral, teve lugar na Associação “Cavalhadas de Vildemoinhos”, moderado pelo presidente da junta de freguesia, José Coelho, e contou com a ilustre presença e intervenção de Alfredo Simões, como convidado.

A iniciativa tem enquadramento na execução do Plano de Ação do CLDS 3G Viseu Igual (Eixo 1) e visa contribuir para potenciar a economia local através da criação de circuitos de produção, divulgação e comercialização de produtos locais, pela sua revitalização e valorização. São parceiros desta iniciativa, a freguesia de Repeses e São Salvador, o Gabinete das Freguesias da Câmara Municipal de Viseu e a ADDLAP.

Nesta sessão de trabalho pretendeu-se ouvir a população de modo a recolher dados de caraterização destes produtos locais e do seu contexto e analisar o interesse e a viabilidade da proposta de ação apresentada pelo CLDS 3G Viseu Igual. A organização do Fórum Participativo assumiu-se como etapa primordial na execução da atividade, enquanto espaço privilegiado para a discussão, participação e envolvimento das partes interessadas e comunidade em geral.

Cumprida a primeira etapa deste processo, e partindo da convergência de opiniões sobre o interesse em avançar com a proposta, encontram-se abertas as inscrições para o curso de formação-ação sobre a confeção da sêmea e broa de Vildemoinhos (24h), dirigido a 10 formandos, e que se pretende vir a tornar uma rampa de lançamento para outras iniciativas de desenvolvimento em torno destes produtos locais.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.