Viseu | Vereadores do PS querem levar a Feira Franca “ao comércio tradicional e ao centro da cidade”

0
2166
Feira de São Mateus (Foto: Dão e Demo)

Os vereadores do PS na câmara municipal de Viseu querem que em 2019 a Viseu Marca “leve, finalmente, a Feira Franca ao comércio tradicional e ao centro da Cidade”.

Este foi um dos votos que os vereadores do PS, Pedro Baila Antunes, José Pedro Gomes e Isabel Júlio, fizeram na última reunião de câmara, de 20 de setembro, segundo um comunicado que difundiram à comunicação social.

Os socialistas referiram que “na edição 626 da Feira de São Mateus foi bem evidente a continuidade da estratégia sustentável para a sua qualificação, modernização e revitalização, sendo justo salientar o novo Bairro da Restauração e alguns passos dados na gestão ambiental do Certame. Os vereadores do PS fizeram votos para que a edição de 2019 leve, finalmente, a Feira Franca ao comércio tradicional e ao centro da Cidade, implementado várias ideias anteriormente recomendadas nesse sentido pelos vereadores do PS.”

Acrescentaran que “o comércio de Viseu precisa de ajuda e precisa não só do olhar, mas também da intervenção direta, catalisadora, do Município que para o efeito tem sido muito pouco proativo” e disseram mesmo que “a dinamização do comércio no centro da cidade é matricial para a revitalização diurna do centro histórico”.

Os vereadores referiram que se assiste “a uma grande promoção do comércio de rua – com resultados evidentes – em diversas cidades médias nacionais (p.e. Aveiro, Leiria, Braga, etc.), através da atração de serviços públicos e lojas âncora, benefícios ou isenções fiscais e de licenciamento, comparticipações financeiras, programas de estimulo ao arrendamento, revisão dos horários de abertura, possibilidade de ligação de edifícios contíguos para necessários ganhos de escala, lançamento de Lojas POP UP, ações diurna de animação urbana, concursos vários, elevação dos níveis de segurança com videovigilância, etc.”.

Finalmente, nesta matéria os socialistas acrescentaram que “foi igualmente apresentado pelo PS o conceito de “Incubadora Comercial” (p.e. apropriado para a rua Direita): lojas devolutas na posse do Município ou por si intermediadas são disponibilizadas para criar negócios comerciais a preços reduzidos de arrendamento, para além de outras vantagens”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.