Vozes com sabor a Viseu no “Portugal no Mundo” da RTP, no Rio de Janeiro

0
401
(Montagem Dão e Demo com Photogrid)

No primeiro episódio do novo programa da RTP, Portugal no Mundo, que foi para o ar este domingo, participaram três pessoas com ligações ao distrito Viseu: Emídio Gomes, um empresário com padaria e café com ligações a Vila Nova de Paiva, Fátima Fonseca, cantora, com ligações a Sátão e Flávio Martins, presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, membro da Casa de Viseu, com ligações a Viseu.

O programa foi emitido a partir do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, uma biblioteca magnífica considerada, por muitos, a mais bonita do mundo, e tem como jornalistas José Carlos Malato, Vanessa Oliveira e Tiago Goés Ferreira. De referir que neste Real Gabinete, que foi o local da produção deste primeiro episódio, existe uma primeira edição dos Lusíadas de 1572 e ali também está o manuscrito de Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, duas raridades.

Mas vamos aos participantes viseenses.

Emídio Gomes

Emídio Gomes que está há 40 anos no Brasil, no Rio de Janeiro, é natural de Vila Nova de Paiva e tem familiares no Touro, conforme se pode ler na página da freguesia do Touro. Emídio Gomes, tem 78 anos, vem todos os anos a Viseu onde fica dois meses e onde tem apartamento. Tem uma padaria, café, pastelaria, no Leblon, Rio de Janeiro. É o Café Rio Lisboa e está aberto 24 horas. Tom Jobim era um dos frequentadores deste café.

Fátima Fonseca

Fátima Fonseca reside em São Paulo, tem ligações ao distrito de Viseu, a Sátão, por parte da mãe, mais concretamente a Rio de Moinhos, e a Armamar por parte do pai, também participou neste programa de Portugal no Mundo com algumas das suas canções, uma delas a Bossa e o Fado. Recorde-se que Fátima Fonseca efetuou no ano de 2018 uma digressão por Portugal, tendo atuado em Viseu na Feira de São Mateus, entre outros e atuou também em França.

Flávio Martins

Já Flávio Martins, professor universitário, é atualmente o presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas e já foi presidente da Casa de Viseu no Rio de Janeiro. Apesar de ter nascido na antiga capital do império, Rio de Janeiro, é português e as suas ligações a Viseu são pela via materna, deslocando-se frequentemente a Portugal.

Portugal no Mundo é um programa da RTP com o “objetivo de mostrar o melhor de Portugal além-fronteiras” e que se iniciou neste domingo. O próximo programa será no Luxemburgo no mês de Fevereiro.

Para ver o programa: RTP

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.